Quanto ganham os caminhoneiros nos Estados Unidos e como são pagos?

22/05/2025
Quanto ganham os caminhoneiros nos Estados Unidos e como são pagos?

Curioso sobre os ganhos dos motoristas de caminhão nos Estados Unidos? Este artigo revela as realidades dos salários e despesas no setor de transporte rodoviário.

Alessandro Riccoboni - Texto adaptado do original

Principais conclusões:

  • Os ganhos variam muito entre motoristas de caminhão com base no tipo de trabalho e experiência, com ganhos médios variando de US$ 76.420 para motoristas de caminhão a US$ 186.016 para operadores proprietários.
  • Os salários dos motoristas de caminhão não acompanham a inflação desde a década de 1980, principalmente devido à desregulamentação, o que levou a menores ganhos reais hoje.
  • Os motoristas de caminhão enfrentam diversas despesas diretas que podem impactar sua renda geral. Motoristas de empresas têm menos custos, enquanto motoristas autônomos arcam com despesas operacionais mais altas.

Para muitos, a vida na estrada é atraente. Quem não gostaria de ser pago para viajar pelos EUA? Na mídia, em filmes, livros e até mesmo em anúncios de emprego, a vida de um motorista de caminhão pode ser romantizada. Mas a realidade, ou seja, o dinheiro, supera a fantasia para a maioria. Isso levanta a questão: quanto dinheiro os motoristas de caminhão realmente ganham?

A resposta a esta pergunta não é fácil de encontrar com uma busca no Google, pois a resposta é complexa. Você precisa considerar não apenas as diferentes vagas de motorista disponíveis, mas também os custos de um motorista de caminhão comum. E, como acontece com muitos outros empregos, a história não tem sido gentil com os salários dos motoristas de caminhão.

A história do pagamento dos motoristas de caminhão

Segundo dados do Instituto Nacional de Transportes , os salários dos motoristas em 1980 oscilavam entre US$ 38.000 e US$ 39.000 por ano. Com a inflação, esse valor ficaria entre US$ 135.000 e US$ 150.000 em valores atuais. Mas alerta de spoiler: o caminhoneiro médio não ganha tanto dinheiro hoje em dia.

Então o que aconteceu? Simplesmente, os salários dos motoristas de caminhão não cresceram como deveriam para acompanhar a inflação. As condições de mercado também têm um grande impacto na remuneração dos motoristas de caminhão, como as taxas de frete, a oferta de motoristas e a demanda por capacidade. De acordo com a Associação Americana de Caminhoneiros e seu Estudo de Compensação de Motoristas de 2024, os salários dos motoristas aumentaram um pouco nos últimos anos, mas isso nem sempre foi assim.

Muitos no setor atribuem, em parte, a falta de crescimento salarial aos motoristas à Lei de Transportadoras Rodoviárias de 1980. Essa lei, entre outras coisas, desregulamentou grande parte do setor de caminhões nos EUA. A desregulamentação do setor aumentou a concorrência entre as transportadoras, o que, segundo alguns, levou a uma redução nos salários dos motoristas.

Uma análise do pagamento dos motoristas de caminhão

Para entender quanto os motoristas de caminhão ganham anualmente, é melhor analisar os números para diferentes tipos de motoristas; nem todos os motoristas recebem o mesmo salário.

Veja como a ATA detalhou a remuneração dos motoristas com números de 2023:

  • Ganhos anuais médios para motoristas de caminhão: US$ 76.420
  • Ganhos anuais médios para motoristas de transporte de carga leve (LTL): US$ 94.525
  • Renda média anual para motoristas locais de transporte LTL: US$ 80.680
  • Ganhos anuais médios para motoristas de transportadoras privadas: US$ 95.114
  • Renda média anual para empreiteiros independentes contratados para transporte de cargas completas: US$ 186.016

É importante observar que esses são números médios, e os motoristas são pagos com base em seu nível de experiência, histórico de segurança, tipo de pagamento, localização geográfica, equipamento, empregador, etc.

Como os motoristas de caminhão são pagos

A diferença mais significativa na remuneração dos motoristas de caminhão depende de como eles são remunerados. Por exemplo, o salário de um motorista assalariado de uma empresa é fixo em uma faixa específica. Mas nem todos os motoristas são assalariados. Motoristas de OTR não assalariados podem ser remunerados por milha ou por carga. 

  • Por milha: Um motorista recebe um determinado valor por milha percorrida. Esse valor depende da empresa e tem sido a forma mais comum de pagamento aos motoristas desde a década de 1930.
  • Por carga: Um motorista pode receber de 25% a 85% de desconto na carga, de acordo com a Truckstop . Dependendo da carga, isso pode gerar lucros significativos ou até mesmo um quase equilíbrio financeiro. 
  • Por hora: Algumas operações regionais e de entrega pagam aos motoristas uma taxa por hora. Geralmente, são motoristas de frotas particulares cujas funções também incluem tarefas não relacionadas à direção, como descarregar e abastecer as prateleiras das lojas.

A remuneração dos caminhoneiros autônomos varia muito, pois eles controlam quais cargas e quantas cargas aceitam por ano. Embora pareçam ganhar mais do que outros motoristas de caminhão, eles também têm mais despesas. A renda dos caminhoneiros autônomos sem contrato pode ser tão volátil quanto os mercados de frete e as tarifas à vista.

Quais são as despesas de um motorista de caminhão?

Ao contrário de outras profissões, caminhoneiros tendem a ter mais despesas a pagar, dependendo da situação e do empregador. É importante levar essas despesas em consideração ao calcular o salário total do motorista.

Despesas do motorista da empresa

Tanto motoristas de frotas terceirizadas quanto de particulares têm menos despesas do que motoristas autônomos, já que suas empresas absorvem essas taxas. No entanto, esses motoristas ainda terão algumas despesas na estrada.

  • Alimentação: enquanto estão na estrada, os motoristas pagam do próprio bolso para comer fora ou comprar comida em pontos de parada para caminhões. 
  • Estacionamento para caminhões: Embora existam estacionamentos gratuitos para caminhões, nem sempre é fácil encontrar vagas seguras e disponíveis em tempo hábil. Se os motoristas estiverem com pouco tempo, podem ter que usar estacionamentos pagos para caminhões. E, a menos que a empresa contrate um serviço de estacionamento pago para caminhões, o motorista geralmente terá que pagar pelo estacionamento do próprio bolso. Alguns motoristas podem ser reembolsados ​​pelo estacionamento pelo empregador, mas isso varia de acordo com a política da empresa. 
  • Licenciamento: Para começar, os motoristas precisam pagar pelo treinamento e pelo processo de testes para obter sua CDL. 

Despesas do proprietário-operador

Os motoristas autônomos acumulam mais despesas do que os motoristas da empresa por serem autônomos. As seguintes despesas são de responsabilidade exclusiva dos motoristas autônomos:

  • Combustível: Diesel, aditivos para diesel, etc.
  • Equipamento: Compra ou aluguel de caminhão e equipamentos adicionais para transporte
  • Manutenção: Reparos de caminhões e manutenção adicional
  • Estacionamento para caminhões: Estacionamento pago para caminhões, quando aplicável
  • Comida: Comer fora, comprar mantimentos, etc.
  • Tecnologia: TMS, câmeras de painel, etc.
  • Seguros: Seguro de caminhão, seguro de saúde, etc.
  • Impostos: impostos sobre trabalho autônomo, impostos de renda federais, impostos de renda estaduais, etc. 
  • Licenciamento: licenças comerciais, taxas de registro do DOT, taxas de inspeção de veículos, decalques IFTA, etc. 

Os motoristas de caminhão deveriam receber mais?

Considerando as dificuldades do trabalho, a inflação e outros desafios econômicos, o salário dos motoristas de caminhão pode ser um assunto polêmico. Mas melhores salários poderiam fazer mais pelo setor do que apenas encher os bolsos dos motoristas. Aumentos salariais poderiam:

  • Melhore a segurança: estudos mostram uma conexão entre maiores salários para motoristas e menores taxas de acidentes. 
  • Aumentar a retenção: como em qualquer emprego, bons salários e aumentos podem ajudar a incentivar os motoristas a permanecerem na frota em vez de trocar de emprego em busca de melhores salários.
  • Atraia mais motoristas: O setor enfrenta a escassez de motoristas há anos. Oferecer mais dinheiro a potenciais motoristas é uma forma de ajudar a aliviar essa escassez. 
  • Impacto na economia: O setor de caminhões, a cadeia de suprimentos e a economia dos EUA estão interligados; se um prospera ou fracassa, os outros sentem os efeitos. Se oferecer salários mais altos aos motoristas impulsionasse o setor, tanto a cadeia de suprimentos quanto a economia seriam beneficiadas. 

Claro que pagar mais aos motoristas é mais fácil na teoria do que na prática. Mas isso é um problema para as empresas de transporte descobrirem!