Quanto ganham os caminhoneiros nos Estados Unidos e como são pagos?

Curioso sobre os ganhos dos motoristas de caminhão nos Estados Unidos? Este artigo revela as realidades dos salários e despesas no setor de transporte rodoviário.
Alessandro Riccoboni - Texto adaptado do original
Principais conclusões:
- Os
ganhos variam muito entre motoristas de caminhão com base no tipo de
trabalho e experiência, com ganhos médios variando de US$ 76.420 para
motoristas de caminhão a US$ 186.016 para operadores proprietários.
- Os
salários dos motoristas de caminhão não acompanham a inflação desde a
década de 1980, principalmente devido à desregulamentação, o que levou a
menores ganhos reais hoje.
- Os
motoristas de caminhão enfrentam diversas despesas diretas que podem
impactar sua renda geral. Motoristas de empresas têm menos custos,
enquanto motoristas autônomos arcam com despesas operacionais mais altas.
Para muitos, a vida na estrada é atraente. Quem não gostaria
de ser pago para viajar pelos EUA? Na mídia, em filmes, livros e até mesmo em
anúncios de emprego, a vida de um motorista de caminhão pode ser romantizada.
Mas a realidade, ou seja, o dinheiro, supera a fantasia para a maioria. Isso
levanta a questão: quanto dinheiro os motoristas de caminhão realmente ganham?
A resposta a esta pergunta não é fácil de encontrar com uma
busca no Google, pois a resposta é complexa. Você precisa considerar não apenas
as diferentes vagas de motorista disponíveis, mas também os custos de um
motorista de caminhão comum. E, como acontece com muitos outros empregos, a
história não tem sido gentil com os salários dos motoristas de caminhão.
A história do pagamento dos motoristas de caminhão
Segundo dados do Instituto Nacional de Transportes , os salários dos
motoristas em 1980 oscilavam entre US$ 38.000 e US$ 39.000 por ano. Com a
inflação, esse valor ficaria entre US$ 135.000 e US$ 150.000 em valores atuais.
Mas alerta de spoiler: o caminhoneiro médio não ganha tanto dinheiro hoje em
dia.
Então o que aconteceu? Simplesmente, os salários dos
motoristas de caminhão não cresceram como deveriam para acompanhar a inflação.
As condições de mercado também têm um grande impacto na remuneração dos
motoristas de caminhão, como as taxas de frete, a oferta de motoristas e a
demanda por capacidade. De acordo com a Associação Americana de Caminhoneiros e seu Estudo de
Compensação de Motoristas de 2024, os salários dos motoristas aumentaram um
pouco nos últimos anos, mas isso nem sempre foi assim.
Muitos no setor atribuem, em parte, a falta de crescimento
salarial aos motoristas à Lei de Transportadoras Rodoviárias de 1980. Essa lei,
entre outras coisas, desregulamentou grande parte do setor de caminhões nos
EUA. A desregulamentação do setor aumentou a concorrência entre as
transportadoras, o que, segundo alguns, levou a uma redução nos salários dos
motoristas.
Uma análise do pagamento dos motoristas de caminhão
Para entender quanto os motoristas de caminhão ganham
anualmente, é melhor analisar os números para diferentes tipos de motoristas;
nem todos os motoristas recebem o mesmo salário.
Veja como a ATA detalhou a remuneração dos motoristas com
números de 2023:
- Ganhos
anuais médios para motoristas de caminhão: US$ 76.420
- Ganhos
anuais médios para motoristas de transporte de carga leve (LTL): US$
94.525
- Renda
média anual para motoristas locais de transporte LTL: US$ 80.680
- Ganhos
anuais médios para motoristas de transportadoras privadas: US$
95.114
- Renda
média anual para empreiteiros independentes contratados para transporte de
cargas completas: US$ 186.016
É importante observar que esses são números médios, e os
motoristas são pagos com base em seu nível de experiência, histórico de
segurança, tipo de pagamento, localização geográfica, equipamento, empregador,
etc.
Como os motoristas de caminhão são pagos
A diferença mais significativa na remuneração dos motoristas
de caminhão depende de como eles são remunerados. Por exemplo,
o salário de um motorista assalariado de uma empresa é fixo em uma faixa
específica. Mas nem todos os motoristas são assalariados. Motoristas de OTR não
assalariados podem ser remunerados por milha ou por carga.
- Por
milha: Um motorista recebe um determinado valor por milha
percorrida. Esse valor depende da empresa e tem sido a forma mais comum de pagamento aos motoristas
desde a década de 1930.
- Por
carga: Um motorista pode receber de 25% a 85% de desconto na
carga, de acordo com a Truckstop . Dependendo da carga, isso pode gerar
lucros significativos ou até mesmo um quase equilíbrio financeiro.
- Por
hora: Algumas operações regionais e de entrega pagam aos
motoristas uma taxa por hora. Geralmente, são motoristas de frotas
particulares cujas funções também incluem tarefas não relacionadas à
direção, como descarregar e abastecer as prateleiras das lojas.
A remuneração dos caminhoneiros autônomos varia muito, pois
eles controlam quais cargas e quantas cargas aceitam por ano. Embora pareçam
ganhar mais do que outros motoristas de caminhão, eles também têm mais
despesas. A renda dos caminhoneiros autônomos sem contrato pode ser tão
volátil quanto os mercados de frete e as tarifas à vista.
Quais são as despesas de um motorista de caminhão?
Ao contrário de outras profissões, caminhoneiros tendem a
ter mais despesas a pagar, dependendo da situação e do empregador. É importante
levar essas despesas em consideração ao calcular o salário total do motorista.
Despesas do motorista da empresa
Tanto motoristas de frotas terceirizadas quanto de
particulares têm menos despesas do que motoristas autônomos, já que suas
empresas absorvem essas taxas. No entanto, esses motoristas ainda terão algumas
despesas na estrada.
- Alimentação: enquanto
estão na estrada, os motoristas pagam do próprio bolso para comer fora ou
comprar comida em pontos de parada para caminhões.
- Estacionamento
para caminhões: Embora existam estacionamentos gratuitos para
caminhões, nem sempre é fácil encontrar vagas seguras e disponíveis em
tempo hábil. Se os motoristas estiverem com pouco tempo, podem ter que
usar estacionamentos pagos para caminhões. E, a menos que a empresa
contrate um serviço de estacionamento pago para caminhões, o motorista
geralmente terá que pagar pelo estacionamento do próprio bolso. Alguns
motoristas podem ser reembolsados pelo
estacionamento pelo empregador, mas isso varia de acordo com a política da
empresa.
- Licenciamento: Para
começar, os motoristas precisam pagar pelo treinamento e pelo processo de
testes para obter sua CDL.
Despesas do proprietário-operador
Os motoristas autônomos acumulam mais despesas do que os
motoristas da empresa por serem autônomos. As seguintes despesas são de
responsabilidade exclusiva dos motoristas autônomos:
- Combustível: Diesel,
aditivos para diesel, etc.
- Equipamento: Compra
ou aluguel de caminhão e equipamentos adicionais para transporte
- Manutenção: Reparos
de caminhões e manutenção adicional
- Estacionamento
para caminhões: Estacionamento pago para caminhões, quando
aplicável
- Comida: Comer
fora, comprar mantimentos, etc.
- Tecnologia: TMS,
câmeras de painel, etc.
- Seguros: Seguro
de caminhão, seguro de saúde, etc.
- Impostos: impostos
sobre trabalho autônomo, impostos de renda federais, impostos de renda
estaduais, etc.
- Licenciamento: licenças
comerciais, taxas de registro do DOT, taxas de inspeção de veículos,
decalques IFTA, etc.
Os motoristas de caminhão deveriam receber mais?
Considerando as dificuldades do trabalho, a inflação e
outros desafios econômicos, o salário dos motoristas de caminhão pode ser um
assunto polêmico. Mas melhores salários poderiam fazer mais pelo setor do que
apenas encher os bolsos dos motoristas. Aumentos salariais poderiam:
- Melhore
a segurança: estudos mostram uma conexão entre maiores
salários para motoristas e menores taxas de acidentes.
- Aumentar
a retenção: como em qualquer emprego, bons salários e aumentos
podem ajudar a incentivar os motoristas a permanecerem na frota em vez de
trocar de emprego em busca de melhores salários.
- Atraia
mais motoristas: O setor enfrenta a escassez de motoristas há anos. Oferecer mais
dinheiro a potenciais motoristas é uma forma de ajudar a aliviar essa
escassez.
- Impacto
na economia: O setor de caminhões, a cadeia de suprimentos e a
economia dos EUA estão interligados; se um prospera ou fracassa, os outros
sentem os efeitos. Se oferecer salários mais altos aos motoristas
impulsionasse o setor, tanto a cadeia de suprimentos quanto a economia
seriam beneficiadas.
Claro que pagar mais aos motoristas é mais fácil na teoria
do que na prática. Mas isso é um problema para as empresas de transporte
descobrirem!