Consórcio Nova Estrada Real vence leilão da BR-040/495/MG/RJ com 14% de desconto na tarifa de pedágio

Concessão abrange trecho entre Juiz de Fora (MG) e Rio de
Janeiro (RJ), com previsão de R$ 8,8 bi em investimentos e geração de até 130
mil empregos
Foi realizado nesta quarta-feira (30/4), na B3, em São
Paulo, o leilão para concessão do sistema rodoviário BR-040/495/MG/RJ, trecho
que conecta Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ). O Consórcio Nova
Estrada Real, formado pelas empresas Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A,
Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones S/L, sagrou-se vencedor
ao oferecer 14% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio.
O projeto foi conduzido pela Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com o Ministério dos
Transportes, e utilizou como critério de seleção o maior desconto
tarifário. A proposta vencedora contempla um robusto plano de investimentos,
que totaliza R$ 8,8 bilhões, incluindo duplicações, faixas
adicionais, vias marginais, túneis e passarelas, incluindo a conclusão da Nova
Subida da Serra, entre outras melhorias.
Ao todo, estão previstos:
- 13,44
km de duplicações;
- 78,13
km de faixas adicionais;
- 11,7
km de ciclovias;
- 32
pontos de ônibus;
- 3
túneis;
- 12
passarelas;
- 1
área de escape;
- 5
Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário
(SAUs);
- Ponto
de Parada e Descanso para motoristas profissionais, etc.
Além de melhorias na infraestrutura, a concessão trará benefícios
operacionais, como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a
opção de pagamento automático por meio de tags de
identificação veicular.
Segundo o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, o
leilão representa um marco para o setor. “É um leilão histórico por todas as
circunstâncias que o envolvem, pela expectativa gerada e, sobretudo, por
resolver um problema de uma década”, afirmou. “Estamos conectando o país
através de rodovias, entregando eficiência, previsibilidade e segurança”,
completou, destacando a integração institucional entre a ANTT, o Ministério dos
Transportes, o TCU e a Infra S.A.
O trecho concedido tem 218,9 km de extensão e
compreende:
- BR-040/MG:
de Juiz de Fora até a divisa com o RJ;
- BR-040/RJ:
da divisa com MG até o Trevo das Missões, no Rio de Janeiro;
- BR-495/RJ:
de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ.
Entre os municípios beneficiados diretamente,
destacam-se Juiz de Fora, Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios,
Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e o próprio Rio de Janeiro.
O projeto também resgata o valor histórico da rodovia,
especialmente no trecho entre Juiz de Fora e Petrópolis, que foi a primeira
rodovia pavimentada do país e serviu como caminho para Dom Pedro II rumo à
cidade imperial.
Dados econômicos da concessão:
- Investimentos
previstos (CAPEX): R$ 5,178 bilhões
- Custos
operacionais estimados (OPEX): R$ 2,876 bilhões
- OPEX
total (com recursos vinculados): R$ 3,821 bilhões
- Empregos
diretos, indiretos e por efeito-renda: estimativa de 130 mil
vagas
A concessão da BR-040/495/MG/RJ reforça o compromisso do
governo federal com a modernização da malha rodoviária nacional,
promovendo segurança, fluidez e previsibilidade logística entre
regiões estratégicas do Sudeste e Centro-Oeste brasileiros.
O leilão foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da ANTT
no YouTube. Assista: